Professor brasileiro salva 15 alunos durante tiroteio no Canadá
Um professor brasileiro tornou-se herói ao proteger 15 estudantes durante um dos mais graves tiroteios em escolas da história do Canadá. Jarbas Noronha, de 58 anos, natural de Monteiro Lobato (SP), demonstrou coragem exemplar na Escola Secundária de Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica.
Ação rápida salva vidas
Quando os disparos começaram na tarde de terça-feira, Noronha lecionava mecânica automotiva para 15 alunos. "Juntos, adicionamos algumas bancadas de metal contra a porta, como se fossem barricadas, para ganhar tempo e preparamos um plano de fuga", relatou o educador ao Correio Braziliense.
O professor, que vive em Tumbler Ridge desde 2022, rapidamente organizou uma estratégia de proteção. Sua oficina, localizada no final do corredor, oferecia uma rota de escape através das portas de garagem que dão acesso ao pátio.
Tragédia abala comunidade
O ataque deixou seis mortos na escola (uma professora de 39 anos, três alunas de 12 anos e dois alunos de 12 e 13 anos), além de 25 feridos. A atiradora, identificada como Jesse van Rootselaar, de 18 anos, também matou a mãe e o irmão antes de atacar a escola.
O primeiro-ministro canadense Mark Carney cancelou compromissos e ordenou bandeiras a meio-mastro por sete dias. "A nação está de luto", declarou, dirigindo-se aos 2 mil moradores da pequena cidade.
Comunidade resiliente
Shane Quist, pai de um estudante, demonstra otimismo quanto à recuperação da comunidade: "Sei que a cidade se unirá e se ajudará mutuamente. Vimos isso antes e não tenho dúvidas de que superaremos isso".
A tragédia destaca a importância de educadores preparados e corajosos como Noronha, cujas ações rápidas e liderança salvaram vidas em momentos críticos.