Business

LAM Reestrutura Dívida com Garantia Estatal e Novos Acionistas

Governo moçambicano aprova plano de reestruturação da LAM, incluindo pagamento de dívidas com garantia estatal e entrada de novos acionistas estratégicos para recuperação da companhia aérea.

ParCelina Mucavele
Publié le
#LAM#mocambique#aviacao#reestruturacao-empresarial#divida-publica#empresas-estatais#daniel-chapo#economia
Image d'illustration pour: Moçambicana LAM paga dívida em prestações anuais garantidas pelo Estado

Aeronave da LAM em processo de modernização da frota como parte do plano de reestruturação

Governo Aprova Plano de Reestruturação Financeira da LAM

O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou uma resolução que autoriza o pagamento das prestações anuais da dívida das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) junto aos bancos comerciais, com garantia do Estado.

Para viabilizar esta operação, o Instituto de Gestão das Participações do Estado (Igepe) foi autorizado a criar um veículo específico para gerir e liquidar a dívida da companhia aérea estatal.

Novos Acionistas e Reestruturação Operacional

A resolução também autoriza a constituição de uma sociedade específica que inclui como acionistas a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a Empresa Moçambicana de Seguros (Emose).

Em abril deste ano, o Presidente Daniel Chapo denunciou a existência de "raposas e corruptos" dentro da LAM, que teriam impedido a reestruturação inicial da companhia.

Situação Financeira Crítica

Os prejuízos da LAM atingiram 3.977 milhões de meticais em 2023, um aumento significativo em relação aos 448,6 milhões registrados em 2022. Esta situação levou o Estado a injetar mil milhões de meticais e emitir uma carta conforto em 2024.

Planos de Modernização da Frota

Para resolver os problemas operacionais, a companhia planeja adquirir cinco aeronaves Boeing 737-700 e está em processo de aluguel de outras cinco aeronaves. Esta medida visa minimizar os cancelamentos de voos e melhorar a qualidade do serviço.

O processo de reestruturação da LAM ocorre em um momento de importantes reformas políticas e econômicas em Moçambique, visando maior eficiência e transparência na gestão das empresas estatais.

Celina Mucavele

Economista e editorialista moçambicana, especialista em políticas públicas e reformas econômicas na África Austral.